7 dicas de alimentos que melhoram a sua disposição

alimentos x disposição

 

 

Convidamos a nutricionista Sthe Venturi para mostrar que existem alimentos que aumentam nossa disposição e energia no dia a dia e outros, que podem nos deixar mais cansados, fadigados e até mesmo com bastante sono:

 

Por exemplo, o alto consumo de açúcar e farinha branca e de forma frequente, pode atrapalhar no seu rendimento e emagrecimento. Por isso hoje, vou falar quais alimentos irão te fornecer disposição!

 

Você sabia que existem alimentos que podem te fornecer mais energia no dia a dia?

 

Separei aqui 7 alimentos que te dão mais energia, força e disposição, para que você tenha uma alta performance no seu dia a dia.

Sabemos que os alimentos são compostos por nutrientes, sejam macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) ou micronutrientes (vitaminas e minerais).

Em conjunto, esses nutrientes melhoram diversos sintomas no nosso organismo, nos fornecem mais saúde e impactam de forma negativa ou positiva no nosso peso.

Falando em alta performance e rendimento, ninguém merece trabalhar ou estudar com cansaço e sem ânimo, né?

 

Vamos a esses alimentos!

 

  • Folhas verdes. Além de serem pouco calóricas, folhas verdes são ricas em ferro, cálcio, fibras, magnésio e vitaminas, como A e C. Ajudam a prevenir a anemia, que é uma das principais causas de fadiga. Você pode comer cru em forma de salada, refogado quentinho ou até mesmo adicionar em sucos. Já ouviu falar no suco verde? normalmente é feito com couve e frutas. Pronto, garantiu todos esses benefícios das folhas verdes para seu organismo!

 

  • Guaraná. O guaraná é um poderoso estimulante natural, por ser fonte de cafeína. Ajuda você manter o estado de alerta, reduzir o esgotamento físico e melhora a disposição. Você pode comprar a polpa ou até mesmo comprar o guaraná em pó. Pode ser adicionado a sucos e vitaminas. Que tal acrescentar de manhã já para começar o dia com tudo?

 

 

  • Açaí. Açaí nutri? Sim, ele mesmo! Mas não vale o açaí que encontramos facilmente por aí – cheinho de açúcar, xarope de glicose ou xarope de guaraná e por aí vai. Olhe sempre a lista de ingredientes! A fruta açaí, o açaí purinho é rico em carboidratos (que dão energia), antioxidantes (que retardam o envelhecimento) e gorduras insaturadas (benéficas ao coração), também se destaca por ser fonte de vitaminas C, B1 e B2. Como dica e orientação, compre polpa de açaí, olhe o rótulo e veja se não contém açúcar, e bata com iogurte ou faça um suco mesmo. De manhã, no meio da tarde ou até mesmo como um pré-treino.

 

  • Oleaginosas. Nozes, amêndoas e castanhas são excelentes fontes de gorduras insaturadas, que fazem bem ao sistema cardiovascular, e minerais, como o selênio que vão auxiliar a reduzir o estresse, melhorar a memória e aumentar a sensação de energia e foco. Pode comer como lanchinhos intermediários ou até mesmo triturá-las e consumir como uma “farinha” por cima de frutas.

 

  • Peixes. São ricos em Ômega 3, como a sardinha, o arenque, o salmão e o atum. o ômega 3 recebe este sufixo por ser formado por três ácidos graxos, as siglas são: EPA, DHA, e ALA. As substâncias que exercem as funções mais conhecidas do ômega-3 são o EPA e o DHA. O EPA apresenta ação anti-inflamatória, seus principais benefícios estão relacionados à saúde cardiovascular e problemas circulatórios. E o DHA é um ótimo combustível para o cérebro, então está associado mais a capacidades cognitiva e neuronal. Portanto, consumir peixes garante uma boa saúde cardíaca, auxilia na melhora da circulação, na atividade cerebral e nos níveis de energia. Normalmente é mais difícil ver no dia a dia, porque o preparo pode ser mais demorado. Mas e se eu te disser que é só você forrar uma fôrma com papel alumínio ou papel manteiga, colocar as postas de peixes com alguns legumes picados, adicionar ervas e azeite e prontinho! Fácil, fácil.

 

  • Chá verde. Fonte de cafeína, a bebida é considerada termogênica, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo para a maior queima calórica, e aumentar a energia. É bastante indicado no processo de emagrecimento! Você pode tomar quente ou gelado, hmmmm. E até mesmo misturar com outras ervas. Inove no sabor aí!!

 

 

  • Gengibre. O gengibre tem ação anti-inflamatória e antioxidantes. Melhora a digestão, auxilia no emagrecimento, pois ajuda a manter o metabolismo acelerado e fornece mais disposição. Adicione gengibre no preparo de sucos, chás e receitas.

 

 

São alimentos facilmente encontrados e que muitas vezes passam despercebidos. Você viu só o tanto de benefícios que nos traz, né?

Reveja seus hábitos e suas escolhas alimentares, pois tudo o que comemos impacta diretamente na nossa performance do dia a dia.

E eu tenho certeza que você quer mais energia e disposição para fazer as atividades do dia, para praticar esportes ou para brincar com o seu filho, né? Então vamos lá!

 

Para mais dicas e conteúdo interessante sobre alimentação saudável, acesse nosso site ou nosso Instagram. 

 

Texto desenvolvido pela nutricionista Sthefanie Venturi.


Compartilhe: